segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sobre a Arte de Esquecer Alguém...

“Mas é claro que o sol... Vai voltar amanhã... Mais uma vez, eu sei...”

É... Enquanto uns começam, outros terminam... Só nessas últimas semanas, vi tantas mudanças de status de relacionamento em minhas redes sociais... Uns felizes pela chegada do “está em um relacionamento sério com...” e outros, simplesmente retirando, silenciosamente a informação. Aos “afortunados”, meus sinceros parabéns... Quanto aos outros, imagino que o bicho deve estar pegando...

Porque terminar um namoro é muito mais do que dizer “adeus”, virar as costas, e ir embora. É desistir, ou melhor, ser obrigado a desconstruir sonhos (algo que nós mulheres somos craques em fazer). É entender que precisamos respeitar o espaço do outro, sem pirar e se tornar uma lunática... E é também admitir que falhamos, mesmo que ninguém tenha culpa.

Mas aceitar que acabou, dói... Dói muito. Dizem – e eu devo concordar – que chega a parecer que alguém morreu. Porque dá uma sensação de vazio, luto... A gente perde a fome, o ânimo, o sorriso... SÓ QUE ISSO PASSA!

E eu tenho dito isso pra inúmeras amigas ao longo dos anos... Eu também já sofri, já chorei, já achei que nunca mais ia gostar de ninguém igual... Mas eu garanto: Vai gostar. E se bobear, ainda mais.

Primeiro porque não existe relacionamento perfeito onde um dos dois não quer estar nele. Então não adianta dizer “Mas a gente estava tão bem, tão feliz...”. Não, não estavam! Se estivessem, e eu tenho quase 100% de certeza, o destino seria outro... Então, o primeiro passo, é aceitar que alguém não estava confortável nesta relação. Se esta pessoa não se esforçou o suficiente (coisa que ninguém é obrigado a tentar, diga-se de passagem) é outro problema. Mas o namoro simplesmente não estava às mil maravilhas, logo, não era o relacionamento perfeito...

Tendo isso em mente, inicia-se a batalha, a arte de esquecer alguém. E quero deixar claro, isso é igual à maior parte dessas internações pra se curar de drogas, bebidas, etc: Só funciona se você começar por livre e espontânea vontade. Ou seja, não adianta sua melhor amiga dizer que você TEM que esquecer o cara, se você não quiser se der a chance... Se preferir ficar remoendo o tempo em que foram super felizes, ou se não quiser parar de acreditar que ele te ama, ou, ou, ou... Sinceramente? Há um milhão de razões pra gente se apegar e não querer esquecer alguém. Mas tem um motivozinho, singelo, mas forte, pra gente seguir em frente: Voltar a ser feliz!

Então amiga, mãos à obra! Já chorou? Já se permitiu um luto básico? Estipule um tempinho... Tenho amigas que determinam três dias. Eu acho que uma semana tá bom. Uma semana pra chorar, pra se “auto-torturar” (no bom sentido, pelo amor de Deus!) com pensamentos tristes, pra reviver mil vezes os bons e os maus momentos, e também pra refletir o que deu errado, o que poderia ser sido feito de outra forma. E pronto. Chega. O tempo acabou, e agora é hora de abrir a janela e ver o sol novamente...

Sair com as amigas (o que muitas vezes significa trazer de volta pra perto as amigas que você deixou “escapar” ao estar namorando), curtir a família, voltar a malhar, cuidar de você, ler bons livros, assistir a muitas comédias, suspenses... E claro... Começar a olhar o “mundo” novamente. Com outros olhos... Se é que vocês me entendem...

Com certeza não será de um dia pro outro que a vida voltará ao normal e você se sentirá completa novamente. Certamente, em algum momento vai pintar uma saudade inesperada, você vai ouvir uma música,  sentir um cheiro, e todas aquelas lembranças voltarão. Mas isso não é ruim. Porque o fato de ter terminado não significa que não deu certo. Por algum tempo deu, e foi ótimo... Só que acabou... E sentir saudade desses momentos agradáveis faz parte... Eles ajudaram a construir sua história... Mas é aí que a gente segue em frente...Como ensina o filme “Comer Rezar Amar”: “Quando a saudade aparecer, sinta saudade. E quando sentir que ainda o ama, ame, e mande pensamentos positivos para ele.” Simples. É só o que se pode fazer.

Por isso, se dê a chance. Abra seu coração. Preencha sua mente de coisas boas, de sentimentos nobres. E não aceite ser menos feliz do que você merece. Seguindo essa direção, você tem tudo – não só para esquecer esse alguém – mas para se fortalecer e então decidir o que quer fazer. Até mesmo ir novamente em busca do seu verdadeiro amor...

4 comentários:

  1. Obrigada!! Primeiro por atender os meus pedidos e segundo, pelos conselhos! Amei o post! Mari Pupo

    ResponderExcluir
  2. rsrs imagina Mari... Acho que todo mundo já passou, está passando, ou ainda vai passar por isso... E ainda bem, que como o nome já diz, isso passa!!! =) Beijo grande e bola pra frente!

    ResponderExcluir
  3. Amei, caraca você ve as coisas de uma forma tão clara que eu fico cada vez mais orgulhosa!
    Parabéns amoraa!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?